terça-feira, 16 de março de 2010

SOLUÇÕES

Quando a NASA começou a lançar astronautas ao espaço, perceberam que as canetas não funcionavam em gravidade zero (a tinta não cai na superfície escrita). Para solucionar esse problema, eles demoraram uma década e cerca de US$ 12 milhões.
Eles desenvolveram uma caneta que trabalhava em gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo da água, e praticamente em qualquer superfície, incluindo cristal e uma temperatura de menos de 300 graus Celsius. Você sabe como os russos resolveram esse problema? Utilizaram um lápis...


2º Caso Um dos maiores casos de gestão japonesa é o case da caixa vazia de sabão que aconteceu em uma das maiores indústrias de cosméticos japonesas. A indústria recebeu uma reclamação que um consumidore comprou uma caixa de sabão vazia, sem o sabonete dentro.
Imediatamente as autoridades isolaram o problema ara a fila de produção que transporta todo o sabão para o departamendo de distribuição. Por alguma razão, uma caixa atravessou a fila de produção vazia.
Os gerentes pediram aos seus engenheiros para solucionarem o problema. Algum tempo depois, os engenheiros trabalharam duro para criar um raio-x com monitores de alta-resolução monitoradas por duas pessoas que olhavam todas as caixas de sabão que passavam pela linha para verificar se não estavam vazias. Sem dúvidas, eles trabalharam duro e trabalharam rápido, mas torraram uma grana para atingir seus objetivos.
No entanto, quando um funcionário de uma pequena empresa enfrentou o mesmo problema, ele não utilizou raios-x, ou outras maravilhas tecnológicas, ao invés disso, ele trouxe uma outra solução. Ele comprou um ventilador elétrico industrial e apontou para a fila de produção.
Ele ligou o ventilador e cada caixa que passava sem sabão na fila era derrubado para fora.



Moral: Sempre procure por soluções simples.
Foque-se nas soluções e não nos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário