quinta-feira, 18 de março de 2010

Cabelos: Meninada, moças e Mamães veiam ...


CABELOS - VERDADES

A preocupação com os cabelos vem desde o antigo Egito. Na Grécia Antiga já se usava salão de barbeiros, onde havia cortes, ondulações. No tempo de nossas avós, era muito comum fazer permanente, porque a moda era cabelos encaracolados, cheio de cachos.Quem não fazia permanente, usava bobs, enrolava as pontas com papel ou usavam grampos e rolinhos.
Para que o cabelo ficasse liso, passavam o ferro, pasta de babosa, azeite de oliva ou enrolava molhado e colocava-se uma touca de meia de seda, ou mesmo rolinhos feitos de canudos de papelão. Uma grande mudança aconteceu na década de 20, quando surgiu o cinema. As mulheres queriam seguir os penteados das atrizes da época, cabelos curtos e cheios de ondas fixas.

Os cabelos mostram a personalidade da pessoa, mudar os cabelos muitas vezes representa uma nova fase de vida. Nos dias atuais a tendência dos anos 20, o Chanel, voltou com tudo.Para o verão de 2010 a moda será Channel com franja, Chanel desfiado, Chanel com cabelos encaracolados. O Chanel é um símbolo de revolução das mulheres, símbolo de poder.O corte ideal é o que gera na pessoa, no caso nas mulheres, confiança, bem estar e alta auto-estima. Analisar e ouvir opiniões dos cabeleireiros fará com que faça a escolha certa do corte de cabelo. Mas acima de tudo o importante é se sentir bem!
As crendices populares ainda imperam quando o tema é cabelo. Talvez a mais conhecida delas seja a de que é preciso cortar mensalmente os cabelos para que eles cresçam fortes e sadios. O que é uma bobagem, pois a estrutura capilar não é planta e, podando-a ou não, ela se desenvolve a uma taxa média de 1 cm por mês. Para acabar de vez com os mitos e trazer à tona as verdades.

Cortar na lua cheia encorpa a cabeleira?
Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Assim, aparar os fios na lua cheia aumentaria o volume; na minguante, teria o efeito oposto; na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para se tornar uma Rapunzel. O fato é que até agora a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares.

Aparar o cabelo mensalmente acelera o crescimento?
Temos, aqui, a idéia da poda de planta novamente. O fio cresce cerca de 1 cm por mês, cortando-o ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes mais danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. No entanto, o corte não tem o poder de acelerar o crescimento dos fios.
Os cabelos se acostumam com os shampoos?
Você compra um shampoo, usa-o de duas a quatro semanas e ele deixa de produzir o efeito inicial. Logo, seu cabelo se habituou com ele, certo? Errado. O fato é que os cabelos deixam de ficar limpos corretamente. Normalmente, o shampoo errado, aquele que não é indicado para o seu tipo de cabelo, acaba deixando resíduos nos fios e tornando a aparência diferente da inicial.

O que se nota, principalmente no couro cabeludo, é que as raízes vão ficando cada vez mais oleosas e os fios opacos e sem vida. O desconforto leva as pessoas a uma busca incessante pelo shampoo ideal. A boa nova é que, hoje, a linha Plant oferece produtos específicos para cada tipo de cabelo. Contudo, se você não está acertando na escolha, é sempre útil ouvir a opinião de um especialista, que pode ajudá-lo a identificar seu tipo de cabelo.

Água fria deixa o cabelo mais brilhante?
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. A temperatura recomendada, no inverno e no verão, é a morna.

Desembaraçar os cabelos debaixo do chuveiro danifica os cabelos?
Quando molhados, os fios tornam-se mais frágeis. Depois de aplicar o condicionador, para desembaraçá-los debaixo do chuveiro, prefira o uso dos dedos ou de pentes com bocas largas. Inicie o desembaraço das pontas para as raízes.

Lavar os cabelos diariamente deixa-os mais oleosos?
Ao contrário. Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas com shampoo específico e sem massagens excessivas para não superestimular a produção das glândulas sebáceas.

Faz mal lavar os cabelos todos os dias?
Lavar os cabelos todos os dias faz parte da rotina da maioria das mulheres brasileiras. Além da gostosa sensação, é uma necessidade para quem vive uma vida agitada, num país tropical. Além disso, ao longo do dia os fios ficam expostos à poluição externa. Portanto, lavar os cabelos todos os dias não faz mal, desde que os produtos utilizados sejam balanceados e adequados ao seu tipo de cabelo.


Deixar a máscara de tratamento nos cabelos por mais tempo otimiza o resultado?Muitas pessoas deixam o creme de tratamento por mais tempo do que o recomendado. O resultado é que a hidratação, em vez de embelezar, pode deixar os cabelos oleosos. Outro cuidado para evitar este problema é jamais aplicar o produto nas raízes, passando-o do terço do comprimento em direção às pontas.

Escovar bastante os cabelos à noite pode deixá-los mais saudáveis?
O hábito, que pode ser conferido em muitos filmes de época, de fato ativa a circulação no couro cabeludo. Mas é desaconselhado, pois pode fragilizar os fios e irritar o couro cabeludo.

Fazer escova estraga os cabelos?
A escova é amiga inseparável da maioria das mulheres. As que têm os cabelos mais rebeldes são, praticamente, "viciadas". O uso do secador é sim um processo agressivo, mas que pode ser contornado. Os cabelos são submetidos a uma alta temperatura, além de sofrerem ação mecânica, como tração e rotação. Por isso, necessitam de um cuidado especial e de produtos que ajudem a minimizar estes danos. Desde que respeitadas algumas condições, o secador de cabelos não danifica os fios. O ideal é usar temperatura morna, mantendo uma distância de 20 cm dos cabelos.

Fios brancos arrancados nascem em dobro?
Não. Assim como qualquer outro fio de cabelo arrancado, os brancos não se multiplicam.

Muitas pessoas fazem um drama quando notam fios caídos com o que julgam ser a raiz.
Em primeiro lugar, é natural uma perda de até 100 fios diários. Em segundo, como qualquer organismo vivo, a estrutura capilar passa por fase de crescimento, repouso e morte. Quando o fio cai com a "raiz" - na verdade o bulbo -, significa que ele já estava morto e, se tudo estiver normal, logo estará sendo substituído por outro.

Cabelos Saudáveis
Cabelos saudáveis são mais que cabelos bonitos. Como tudo no nosso organismo, o cabelo é uma estrutura viva. Cuidar dos cabelos não se resume a deixá-los bonitos. Eles não têm simplesmente uma função estética. Um cabelo saudável é resultado de uma relação harmônica entre a mulher e seus cabelos.

Para tratá-los da forma correta, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer suas condições e limitações.
Se o organismo está funcionando corretamente e as emoções estão equilibradas, os cabelos se apresentam belos e saudáveis. Já quando o organismo se altera, os cabelos são, muitas vezes, os primeiros a mostrar sinais de que algo vai mal com nossa saúde. Oleosidade excessiva, queda acentuada, falha, ressecamento e fragilidade dos fios são alguns sintomas que refletem inúmeras condições clínicas.

Quer mais clique aki

Nenhum comentário:

Postar um comentário