quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Entendendo Processadores

As duas maiores fabricantes de processadores são a Intel e aAMD.

Cada uma dessas empresas adota um determinada nomenclatura para passar algumas informações ao consumidor a partir do nome do processador. Aparentemente a nomenclatura desses processadores é um tanto que confusa, mas com um pouco de atenção e conhecimento podemos identificar muitas de suas características.

Vamos começar pelas dicas da Intel.


Todo processador Quad Core ( que possui 4 núcleos ) começa com a letra Q, de Quad. Por exemplo: Q9550, Q8400s, Q9300…

Todo processador Dual Core ( que possui 2 núcleos ) começa com a letra E. Por exemplo: E7500, E6750, E4700…

A nomenclatura dos Core iX é dividida hierarquicamente da seguinte forma:

Core i7: Processadores de alto desempenho ( e alto custo);

Core i5: Processadores de desempenho intermediário;

Core i3: Processadores de desempenho básico ( mas não é um Celeron da vida );

Se o processador for um Atom significa que ele foi feito para netbooks ( aqueles EeePCs da vida )

Se for um Xeon, significa que ele foi feito para servidores

Se o processador que você for comprar tiver o nome Celeron no meio, significa que este é um processador de baixo desempenho e baixo custo, digamos que ele seja uma versão “castrada” de um processador melhor. Esses Celerons normalmente acompanham aqueles computadores que são vendidos por R$ 799,00 nas Casas Bahia. ( Celerons podem ser dual core ).

Agora que você entendeu a nomenc latura da Intel, vamos entender a da AMD ( note que a AMD sempre possui processadores equivalentes aos da Intel ).


Todo processador que terminar com X2, X3 e X4 possui 2,3 e 4 núcleos, respectivamente. Por exemplo: Athlon 64 X2 4400.

Observe que sempre ao lado, no nome de um processador AMD, vai existir uma numeração. Essa numeração não significa a frequência ( ou velocidade ) do processador, é apenas a indicação do modelo.

As versões que possuem FX no final do nome têm o multiplicador liberado, sendo ideais para overclock.

Se você comprar um processador e o nome dele for Sempron alguma coisa, você estará levando um processador ultra básico para casa. Com memória cache e single core ( único núcleo ( nenhum processador Sempron é Dual Core)

Processadores Phenom são os concorrentes diretos do Core iX da Intel. Exitem os Phenom e os Phenom II ( o II é o melhor ). Eles são processadores de alto desempenho ( custam bem menos que os Core iX ).

Os processadores Turion são aqueles feitos para notebook.

Se for um Opteron, significa que ele é um processador feito para servidores, assim como o Xeon da Intel.

Mas afinal, quais são os melhores processadores de cada fabricante? Quando for comprar não analise somente o clock do processador, pois o clock é apenas uma parte do conjunto. Muitos vendedores por ai estufam o peito e dizem “leve esse processador, ele é 3.2 e é melhor que aquele 2.6 ali”, e é aí onde mora o perigo, pois o de 3,2 pode ser um Celeron, enquanto o 2,6 seria um Dual Core, e como vimos o Celeron pede água na frente de um Dual Core convencional.

Quando sair às compras, analise o processador que possuir o maior número, no caso dos Intel e dos AMD’s mais recentes (Dual, Quad Core e iX; Phenom II e Athlon II). Por exemplo:

E8400, E8500, E8600… Qual o melhor? O que possuir o maior número.

Phenom II X4 920 e Phenom II X4 955. Quem é o melhor? O de maior número.

Só tome cuidado para não analisar processadores diferentes, veja no exemplo que só comparei processadores da mesma familia, pois possuem a mesma arquitetura. No caso da Intel, não misture E com Q ou i7.

Acretido que com essas dicas você poderá ter uma idéia geral do uso e de algumas características dos processadores. Dúvidas ? Ponha nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário