sexta-feira, 16 de abril de 2010

COMANDO DE GREVE DE CACOAL

OMUNICADO

Nós, trabalhadores em educação da Regional CAFÉ, que representa os municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, vimos tornar públicos os seguintes fatos:


Desde o dia 11 de março deste ano, os trabalhadores da educação do estado de Rondônia entraram em greve, após terem tomado todas as medidas jurídicas necessárias para que o movimento cumprisse a legislação.

Nossa entidade sindical, o SINTERO, é dividida em 11 regionais, sendo que as deliberações obedecem sempre àquilo que for decidido pela maioria das citadas regionais.

Durante todo o período de greve, visitamos bairros, escolas, faculdades, igrejas e outras instituições, esclarecendo os verdadeiros motivos da greve e obtendo da população apoio e compreensão.

Embora muitas informações distorcidas tenham sido veiculadas, nossa decisão final faz-se representar por este documento, aprovado por unanimidade pelos trabalhadores em greve de nossa regional, a fim de que a população, seja informada, oficialmente, acerca da decisão que põe fim à greve, esclarecendo que nossos representantes eleitos pelo povo pouco fizeram em âmbito estadual, para que a educação de nossas crianças, jovens e adultos tenha o devido respeito, por parte dos governantes , fato que infelizmente, não foi verificado no período supracitado.

Exatamente pelo fato de não termos encontrado um entendimento que pudesse satisfazer as necessidades verificadas no setor educacional de Rondônia, é que nossa Regional do Café, com sede em Cacoal, votou pela manutenção da greve na data de 16 de abril do corrente ano.

Entretanto, conforme esclarecemos antes, fomos vencidos pelos votos de outras regionais, principalmente a regional localizada na capital do estado, que, de modo antecipado, opinou pelo fim da greve, sendo seguida por outras regionais que tiveram referencia no movimento da regional de Porto Velho.

Lamentamos profundamente a atitude de nossos companheiros da capital do estado, ainda que nossa luta no interior tenha sido muito digna, respeitosa e buscado, a todo momento, dar lições de cidadania nos lugares onde visitamos e onde nos manifestamos, mesmo porque a população de Cacoal e Ministro Andreazza merece nosso carinho e respeito, bem como os demais municípios que participaram do movimento grevista.


Finalmente, comunicamos, oficialmente, que as atividades escolares serão retomadas no dia 19 de abril, segunda – feira, em todas as unidades de Cacoal e Ministro Andreazza.

Agradecemos, nesta oportunidade, a todas as pessoas que souberam reconhecer os motivos pelos quais paralisamos e que entendem ser a educação uma forma de criar nas futuras gerações de nosso estado a consciência crítica e a atitude cidadã, próprias de quem deseja um estado mais forte e soberano.

Cacoal, RO, 16 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário