sábado, 9 de janeiro de 2010

DICAS PARA O DIA-A-DIA

Muitas vezes este é um assunto que deixamos de comentar mas que faz toda a diferença para manter um ambiente saudável e produtivo dentro de uma empresa: o comportamento individual durante o trabalho. Como em muitas empresas não existem regras de um bom comportamento e por mais que algumas falem um pouco sobre o assunto em seu código de ética (quando há um), é comum as pessoas se sentirem um pouco perdidas e trazerem seus hábitos e modos pessoais para dentro da empresa.
No dia-a-dia e na correria do trabalho é comum que as pessoas fiquem mais à vontade dentro da empresa e às vezes, sem querer, elas esquecem que estão em um ambiente de trabalho, que requer um comportamento diferente e mais profissional. O problema é que isso pode prejudicar a imagem do colaborador dentro da empresa e ainda, dependendo da situação, passar uma imagem negativa da empresa para os clientes. Para que isso não ocorra vale ficar atento a sua maneira de se comportar dentro da empresa, suas expressões, brincadeiras com os colegas, modo de se vestir, modo de tratar o cliente e as pessoas de sua equipe, dentre outras atitudes corriqueiras que possam te causar problemas no futuro. Abaixo seguem algumas dicas sobre etiqueta profissional que podem ser adotadas por você desde já:

1. Porta aberta
– Mesmo que você tenha proximidade com o colega de trabalho e a porta da sala dele esteja entreaberta, não custa dar aquela “batidinha”.

2. O telefone
– Ao entrar na sala, se a pessoa estiver ao telefone volte e espere alguns minutos. Pode ser que seu colega precise de um pouco de privacidade naquele momento.

3. A ligação
– Quando alguém estiver ao telefone, evite falar alto e próximo à pessoa, pois do outro lado da linha pode estar até mesmo um cliente da empresa.

4. O celular
– Quando seu celular tocar, o ideal é atendê-lo fora da sala. Lembre-se que toques altos e “exagerados” chamam a atenção.

5. Quebra do gelo
– Expressões com: “Bom dia!”, “Olá, tudo bem?”, “Bom final de semana!” são sempre bem-vindas e muitas vezes quebram o gelo do ambiente.

6. Uma conversa
– No ambiente de trabalho é fundamental trocar ideias com os colegas. Quando estiver em uma conversa, preste atenção, seja um bom ouvinte e olhe diretamente para a pessoa. No momento oportuno, faça suas colocações, mas não atropele o processo de comunicação de forma “bruta”.
7. O pega-pega
– Imagine a seguinte cena: você está na sua sala e um outro funcionário chega. Ao falar, já pega em seus ombros, dá aquelas terríveis “empurradinhas” como se estivesse em um campo de futebol. Não faça parte do clube dos “pega-pega”. Mantenha uma distância razoável e evite gesticular exageradamente.
8. Qual é a música?
– Para muitas pessoas, ouvir música é uma forma de relaxar e há quem adore um som agradável enquanto trabalha. Usar o fone de ouvido é perfeito para não incomodar os colegas.
9. Brincadeira tem hora
– O ambiente de trabalho descontraído melhora o astral de qualquer pessoa. No entanto, cuidado para não brincar com o colega no momento errado. Se ele estiver muito concentrado em uma atividade, não o interrompa para contar uma piada, por exemplo.

10. Lixo no lixo
– Como é bom trabalhar em um local limpo. Mas, isso não depende apenas do profissional responsável pela limpeza. Você precisa fazer a sua parte. Bolinhas de papel devem ir para o lixo. Se você errou o alvo, não custa pegar o papel e colocá-lo no cesto. Isso também vale para quem usa o toalete.

Além dessas dicas, é bom sempre termos em mente que é a nossa imagem que está em jogo e saber se comportar dentro do ambiente de trabalho também faz parte do Marketing Pessoal. Vale ficar mais atento e usar o bom senso dentro da empresa. Não é só a sua imagem que está em jogo, mas também o ambiente de trabalho e pode ter certeza que se cada um fizer a sua parte o ambiente de trabalho ficará muito mais tranquilo e produtivo

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