quinta-feira, 30 de agosto de 2012

PRESERVE O MEIO AMBIENTE

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA 

– 

UMA CAMPANHA EM PROL DO MEIO AMBIENTE, DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DA PAZ.

CAMPANHA DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DO 7° ANO B – VESPERINO DA ESCOLA CLODOALDO NUNES DE ALMEIDA



Autores 

ANDERSON, DANILO, 
JUCIMARA, HENRIQUE, IURY, 
LEONARDO, LUCIANO, LUAN, LUCAS, 
POLINA, SABRINA, THAYS, WOSHINGTON 
ÚDSON 


COORDENAÇÃO: Prof – Messias Pereira
Apoio técnico: Prof – Edilson (Lab. Inf)

ESCOLA CLODOALDO NUNES DE ALMEIDA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
CACOAL - RO

SALVE O MUNDO!


TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA 

– 

UMA CAMPANHA EM PROL DO MEIO AMBIENTE, DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DA PAZ.

CAMPANHA DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DO 7° ANO C – VESPERINO DA ESCOLA CLODOALDO NUNES DE ALMEIDA

SALVE O MUNDO!




FILME PRDUZIDO PELOS ALUNOS:

ARTHUR, CAIO,DANIELA, ENZO, ESTEPHANES, FAÍOLA, FELIPE, JADSON KENNEDY, KETLEN, LAIELY, MAICON, PAULO HENRIQUE, PLIANA SUELLLEN TATIANE TESSIJHON, THIAGO, WESLEY, BRENO, TALISON E REBECA

COORDENAÇÃO: Prof – Messias Pereira
Apoio técnico: Prof – Edilson (Lab. Inf)

ESCOLA CLODOALDO NUNES DE ALMEIDA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
CACOAL - RO

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

DURMA COM ESSA ! ! !


Escolas militares se destacam entre as 30 melhores do país no Ideb.


Das 30 melhores escolas públicas do país, dez são militares. Na capital mineira, uma estrutura pouco comum nas escolas públicas do país: academia, quadra, piscina, pista de atletismo e até aulas de equitação.


Desigualdade se combate com educação de qualidade para todos. Entre os resultados do Ideb, divulgados na semana passada, um chama a atenção. Das 30 melhores escolas públicas do país, dez são militares.
A escola com maior nota em Goiás aposta na disciplina. Os estudantes precisam estar devidamente uniformizados e passam pelos olhos atentos de uma policial militar.
“Não pode ser esmalte escuro, tem que ser cores discretas, maquiagem tem que ser discreta”, conta.
Até dentro das salas eles são monitorados para que nada saia do controle. “No começo não gostava de usar farda. Mas acaba gostando. Se não tiver regra, não vai ser um colégio com disciplina”, explica a estudante Christielly Ramos.
A organização ajudou a colocar o Colégio da Polícia Militar de Anápolis entre as melhores escolas públicas. A meta prevista no último Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, era 5. Mas o grupo atingiu média de 6,7.
Os colégios da Polícia Militar, mantidos pelos estados, oferecem vagas para filhos de PMs e para a comunidade. Em Manaus, a escola da Polícia Militar foi a melhor do Amazonas.
Instituições ligadas ao Exército Brasileiro também se saíram bem na prova que avalia o Ensino Fundamental. Três colégios militares ficaram entre os 10 melhores, do sexto ao nono ano.
Curitiba foi um dos destaques, com nota 7. Salvador e Belo Horizonte conseguiram 7,2. Na capital mineira, uma estrutura pouco comum nas escolas públicas do país. Academia, quadra, piscina, pista de atletismo e até aulas de equitação.
Toda essa estrutura é importante para o desenvolvimento e desempenho dos alunos. Mas a escola também investe, e muito, na parte pedagógica: 85% dos professores são pós-graduados e muitos têm mestrado ou doutorado.
“Têm processos rigorosos de montagem de aulas, de planejamento do ano letivo, avaliações, apoio pedagógico”, explica o Cel. Marco Antônio Souto de Araújo, diretor de ensino Colégio Militar de BH.
A disciplina é rígida. O processo seletivo também. Fora os filhos de oficiais - que têm vaga garantida -, a população civil tem que passar por um teste. A média é de 70 candidatos por vaga.
“Além dessa questão de estudo, tem a questão disciplinar e tem a questão que o colégio tem muita abrangência na arte, esporte. Então, é um colégio que te envolve de todas as maneiras”, conta Maria Fernanda Brito Pimenta, estudante.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Já estou ficando velho

REDAÇÃO DE UMA MENINA SOBRE O HINO NACIONAL



Na cidade de Joinville houve um concurso de redação na rede municipal de ensino. O título recomendado pela professora foi: 'Dai pão a quem tem fome'. Incrível, mas o primeiro lugar foi conquistado por uma menina de apenas 14 anos de idade.

E ela se inspirou exatamente na letra de nosso Hino Nacional para redigir um texto, que demonstra que os brasileiros verde amarelos precisam perceber o verdadeiro sentido de patriotismo.

Leiam o que escreveu essa jovem. É uma demonstração pura de amor à Pátria e uma lição a tantos brasileiros que já não sabem mais o que é este sentimento cívico.

"Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:

O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe!
E ele, espreguiçando-se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo... Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores. Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes. O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante. Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?

Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.

Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.

Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?

Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido."


http://www.editora-opcao.com.br/

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Rondônia e mais seis estados não alcançam metas para anos finais do ensino fundamental



Com informações da Agência Brasil 

São Paulo – Enquanto todas unidades federativas alcançaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011 em relação aos anos iniciais do ensino fundamental, os objetivos para as séries finais ainda são um desafio em sete estados. Dados divulgados nesta terça-feira  (14) pelo Ministério da Educação mostram que as notas de Rondônia, Roraima, do Pará, Amapá, de Sergipe, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul avançaram desde 2005, porém em ritmo mais lento que a maioria dos avaliados. 

Na Região Norte, na avaliação dos anos finais, quatro dos seis estados não atingiram a meta estabelecida. O maior distanciamento ocorreu no Amapá, com nota 3,7 no Ideb 2011, enquanto o índice pretendido era 4, em uma escala de 0 a 10. Na média geral, a região obteve 3,8, resultado 0,2 ponto acima da meta, que era 3,6. 

No Nordeste, somente o estado de Sergipe (3,3) não atingiu a sua meta, 3,5 pontos. No Sudeste, isso ocorreu também com o Espírito Santo, que registrou índice 4,2, abaixo da meta de 4,3. 

O Rio Grande do Sul (4,1), por sua vez, ficou 0,2 ponto abaixo da nota pretendida (4,3). Todas as regiões brasileiras, no entanto, atingiram ou superaram suas metas. 

Para o professor Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), o alto percentual de abandono e reprovação nas séries finais pode explicar o baixo desempenho nesse nível escolar. “A perda média de alunos é 17% nos anos finais do ensino fundamental, isso faz com que o Ideb não cresça sempre. Essa perda está diminuindo ao longo dos anos, mas aqui [anos finais] me parece um problema até mais acentuado do que a não aprendizagem”, avalia. 

Entre as razões que podem explicar o alto número de evasão nessa etapa da vida escolar, o professor aponta o histórico de reprovação dos alunos, fazendo com os adolescentes fiquem fora da faixa etária para a turma, a pressão familiar e social para inserção dos jovens no mercado de trabalho, assim como o descontentamento do próprio estudante com a escola. “Não há paralelo no mundo de uma situação com tantas perdas na escolarização básica”, diz. 

Alavarse critica a cultura da reprovação no sistema de ensino brasileiro. “É como se a escola fosse uma máquina para selecionar, para sancionar quem são os bons. Reverter isso não é tarefa simples, mas tem que ser equacionada”, aponta. 

A diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, avalia que há distorções nos investimentos voltados para essa etapa da educação básica. “O ensino fundamental 2 [anos finais] é o nó invisível. Ninguém enxerga essa etapa e é onde a velocidade do avanço começa a diminuir, é quando começa a haver problemas no fluxo. [Esse nível escolar] tem muito menos espaço nas políticas. As atenções estão voltadas para seus dois irmãos – o mais velho [ensino médio] e o mais novo [anos iniciais do ensino fundamental]", critica. 

Ela acredita que os investimentos feitos nas séries iniciais não repercutem de forma intensa na fase final do ensino fundamental. “O ganho que temos visto no ensino fundamental 1 [anos iniciais], o fundamental 2 [anos finais] não consegue acrescentar muita coisa”, avalia. 

O professor da USP Ocimar Alavarse, por sua vez, aposta que esse processo poderá ser revertido nas próximas avaliações. “As turmas de 8ª série [9º ano, conforme classificação atual] vão ter um avanço importante, porque vão acolher os alunos que tiveram crescimento mais significativo na 4ª série [ou 5º ano]”, estima. 

As secretarias de Educação dos estados citados foram procurados pela Agência Brasil, mas não houve retorno até a publicação da reportagem

Fonte - aqui.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

GINCANA - RESUMO


REGULAMENTO DA GINCANA
  
§ 1º A comissão organizadora ficará com a responsabilidade de separar os componentes de cada equipe, evitando assim que equipes fiquem muitas “fortes” ou muito “fracas”;
§ 2º As equipes terão um número aproximadamente igual de participantes para evitar que ocorra injustiça durante as realizações das tarefas propostas, sendo que se tiverem irmãos será no mesmo grupo.
§ 3º As equipes devem escolher líderes (alunos/alunas);
§ 4º Cada participante inserido em uma equipe que porventura cometer alguma falta (indisciplina), será advertido verbalmente pela equipe organizadora e em caso de reincidência será eliminado da gincana;
§ 5º Cada equipe deverá ser subordinada aos seus capitães, colaboradores e líderes, que deverão apoiá-los em suas decisões;
§ 6º Não será permitido aos participantes da gincana, trocar de equipe.
§ 7º Durante a gincana será avaliado nas equipes: comportamento, animação, organização (uniforme), pontualidade, respeito aos jurados e as outras equipes;
§ 8º O tempo e as determinações das provas deverão ser cumpridas rigorosamente, o coordenador da Gincana apitará no momento de início e término do tempo;
§ 9º O aluno participante das provas da gincana deverá obrigatoriamente estar com a camiseta de cor respectiva da equipe;
§ 10º As perguntas de conhecimentos específicos serão direcionadas as equipes, caso não respondam ou acertem, o coordenador dará a resposta e passará para a próxima equipe com outra pergunta;
§ 11º Não será permitido às torcidas: apito, buzina, corneta e latas;
(OBS.: Nas provas de cunho intelectual, cultural e musical fica proibido uso de qualquer instrumento no momento das provas ou apresentações)
§ 12º Não será permitida a entrada de pessoas que não façam parte das equipes (alunos). Ressalva-se a entrada de pais e/ou responsáveis.
§ 13º Os professores orientadores das equipes, além de torcer pela sua equipe, ficarão atentos ao desequilíbrio e transtorno que, por ventura vier acontecer, apaziguando os ânimos de quem se exceder;
§ 14º Os professores que não foram escalados para acompanhar as equipes, ficarão a disposição para o serviço de apoio as atividades a serem realizadas;
§ 15º Cada equipe deverá ter o seu grito de guerra;
§ 16º O resultado final da equipe vencedora da gincana 2012 contará com a soma dos pontos de todas as provas, com valor de pontuação definidas no anexo deste regulamento;
§ 17º A formação da mesa de jurados do Concurso Garoto e Garota Clodoaldo Nunes de Almeida 2010 será formada por membros da equipe julgadora das provas mais convidados pela equipe organizadora;
§ 18º A prova da música será antecipada. Toda a equipe deverá cantar a música da MPB de autoria de Chico Buarque de Hollanda ou Vinícius de Moraes ou Roberto Carlos ou Caetano Veloso.
Obs: Pode ser o autor e/ou intérprete (cantor).

P O N T O S

 § 19º Os pontos serão dados após a tarefa solicitada por uma comissão de jurados previamente selecionada pela comissão organizadora;
§ 20º O integrantes da comissão de jurados terão plena liberdade para avaliar as equipes;
§ 21º Ao final da gincana o júri (reservadamente) somará os pontos e anunciará o vencedor.
§ 22º Ao final das provas do dia 18/08 os capitães das equipes poderão verificar com a equipe de jurados a posição de sua equipe na colocação geral;
§ 23º Caso haja empate no resultado final da gincana, será usado como critério de desempate: a equipe com maior pontuação na prova de conhecimentos gerais;
§ 24º A escola não se responsabilizará pelo dano ou perda de qualquer objeto levado para o local das provas;
  
P E N A L I D A D E S

Será penalizada com perca de 10 (dez) pontos, a equipe que:
§ 25º Desrespeitar as regras da gincana;
§ 26º Agir de forma Leviana ou imprudente;
§ 27º Não obedecer às diretrizes propostas pela comissão organizadora;
§ 28º Reclamar com a comissão de jurados usando palavras torpes e ofensivas;

M O D A L I D A D E   D E  P R O V A S

I – Provas antecipadas:
·                  Somente participarão alunos da escola, pais e familiares.
1º Garoto e Garota CNA: Cada equipe escolherá dois representantes (01 do sexo masculino e 01 do sexo feminino) para representarem a equipe no desfile. Traje livre.
OBS.: Cada equipe se responsabilizará pelas vestimentas, cabelos e outros dos participantes do desfile.
2º Música: Toda a equipe deverá cantar a música da MPB de Chico Buarque de Holanda ou Vinícius de Moraes ou Roberto Carlos.
3º Desfile: Fantasia representando cada equipe.
4º Documento: Carro mais antigo (documento original).
5º Documento e presença – pai ou mãe: mais velho e mais novo.
6º Dança dos professores – capitães da equipe.
7º Documento e recém nascido mais novo.
8º Certidão de nascimento comprovando a nacionalidade estrangeira.
9º Dança: ritmo rock dos anos 60 (figurino caracterizando a época).
II - Provas surpresa: Durante a gincana serão feitas várias provas surpresa com regras definidas na hora, podendo envolver as equipes ou os capitães.
III - Provas esportivas: será divulgado na hora da prova.
IV - Prova de conhecimentos (conteúdo escolar de cada série). Os professores deverão fazer três (03) questões objetivas, com três (03) sugestões de respostas, sendo a verdadeira estando em negrito e entregar digitada e impressa para a equipe organizadora da gincana até o dia 15/08/12.
V - Provas antecipadas / diversificadas: Serão divulgadas com antecedência.

ORIENTAÇÕES AOS CAPITÃES DAS EQUIPES
  
1º Garoto e Garota CNA: Cada equipe escolherá dois representantes (01 do sexo masculino e 01 do sexo feminino) para representarem a equipe no desfile.
Trajes do Desfile: Esporte caracterizando uma modalidade esportiva.
OBS.: Cada equipe se responsabilizará pelas vestimentas, cabelos, adereços e outros dos participantes do desfile.

2º Provas surpresa: Durante a gincana serão feitas várias provas surpresa com regras definidas na hora, podendo envolver as equipes ou os capitães.

3º Provas esportivas: será divulgado na hora da prova.
Ao anunciar a prova e suas regras o coordenador informará se o capitão pode escolher qualquer aluno ou o aluo de uma série específica para participar da prova.

4º Prova de conhecimentos (conteúdo escolar de cada série).
- Na prova de conhecimentos específicos só poderá participar o aluno da série (regular) ao qual o conhecimento é próprio da série.
- O aluno escolhido sairá do grupo e se dirigirá até à frente dos jurados para proferir a resposta.
- O coordenador fará a pergunta e em seguida repetirá a mesma. A pergunta terá três respostas: A, B e C, sendo apenas uma verdadeira. As perguntas deverão ter a identificação da série correspondente.
- Após o apito, o aluno terá 60 segundos cronometrados para responder.
OBS.: Se alguém da equipe soprar a resposta (perguntas onde não se pode consultar a equipe), a mesma perderá os pontos da questão, se for de outra equipe estará sujeito às penalidades da gincana, o que será decidido pela equipe de jurados.

5º Provas antecipadas / diversificadas: Serão divulgadas com antecedência.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Atividades dentro e fora de sala de aula

LABORATORIO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA CLODOALDO NUNES DE ALMEDIA

COORDENADORA –Professora  MARLENE RODRIGUES

O laboratório de matemática é um espaço que visa sugerir uma metodologia de trabalho atrativa, criativa e dinâmica, contribuindo para que o aluno, através de experiências práticas como jogos, gráficos e uso de tecnologia, ... que aumente o interesse pela matemática. 























No pátio da escola foram apresentados palestras envolvendo a temática BULLYING