segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bom humor

Bom humor faz o cérebro pensar de forma mais criativa

Pessoas que assistem a vídeos online engraçados no trabalho não estão necessariamente perdendo tempo.

Essa é a conclusão de um novo estudo, que mostra que elas podem estar se aproveitando das últimas descobertas da psicologia: ficar de bom humor para que criar de forma mais criativa.

Segundo Ruby Nadler, estudante da Universidade de Ontario, que realizou a pesquisa, “geralmente, o bom humor aumenta as chances de resolver um problema de forma criativa e de tornar o pensamento mais flexível e cuidadoso”.

Ruby e seus colegas Rahel Rabi e John Paul Minda publicaram o novo estudo na revista científica Ciência Psicológica. Na pesquisa, ela e sua equipe pesquisaram um tipo específico de aprendizado que é melhorado pelo pensamento criativo.

Estudantes que participaram da pesquisa foram colocados em diferentes estados de humor e tiveram de realizar uma tarefa específica de aprendizado: aprender a classificar imagens com padrões visuais complexos.

Os pesquisadores manipularam o humor deles com a ajuda de vários videoclipes para tentar descobrir quais deixavam as pessoas mais felizes e mais tristes.

A música mais alegre era um trecho enérgico de Mozart e o vídeo mais alegre era o de um bebê rindo. Os pesquisadores usaram essas obras na experiência, junto com músicas e vídeos tristes (um trecho da trilha sonora do filme A Lista de Schindler e uma notícia sobre um terremoto) e trechos de música e de vídeo que não afetavam o humor de forma alguma.

Depois de ouvir a música e de assistir ao vídeo, as pessoas tinham de tentar aprender a reconhecer o padrão de imagens.

Os voluntários felizes se saíram melhor na tarefa de aprender uma regra para classificar os padrões do que os tristes ou com um humor neutro.

Ruby explica que “quando uma pessoa tiver que realizar um projeto no qual tenha de pensar de forma inovadora ou resolver um problema com um certo cuidado, ficar num estado emocional positivo pode ajudá-la a fazer isso”.

Ela acrescenta que uma das formas mais fáceis de ficar de bom humor é a música, não importa se for Mozart ou a Lady Gaga, o importante é que ela deixe a pessoa feliz.

A pesquisadora explica que as pessoas gostam de assistir a vídeos engraçados no trabalho por que, inconscientemente, estão tentando ficar de bom humor – esse aparente tempo perdido pode ser uma boa notícia para os empregadores
Fonte aqui

Estudantes de escolas usam drogas

Educação
13,6% dos estudantes de escolas privadas usam drogas

Dados apontam que 13,6% dos estudantes de escolas privadas fazem uso de drogas

Um levantamento sobre consumo de drogas entre estudantes de ensino médio e fundamental da rede pública e privada feito ao longo de 2010 pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República em parceria com outras instituições mostra que ele é maior entre os estudantes das escolas privadas.

Os dados apontam que 13,6% dos estudantes de escolas privadas fazem uso de drogas. Entre os que frequentam a rede pública o percentual foi de 9,9%. O estudo ouviu cerca de 51 mil estudantes de escolas públicas e privadas das 26 capitais do país e do Distrito Federal.

A pesquisa também constatou uma redução de 49,5% no uso de drogas ilícitas quando comparado com o último levantamento feito em 2004. A cocaína, no entanto, foi a única droga que não registrou diminuição de consumo. Ao contrário da maconha que é a droga mais usada pelos estudantes do sexo masculino. As meninas disseram que a preferência é pelo uso de medicamentos sem prescrição médica.

De acordo com a pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), Ana Regina Noto, a pesquisa permite conhecer a realidade do uso de drogas entre os adolescentes para nortear as políticas públicas voltadas para essa faixa etária. “Conseguimos descrever padrões de consumo que respondem como estamos, quais os jovens mais vulneráveis e fazer a comparação com os anos anteriores que mostram como caminhamos”, disse. (ABr)

Veja o vídeo da Bandnews

Fonte aqui

domingo, 19 de dezembro de 2010

ATITUDE É TUDO

"Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer".
"Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer".
Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo:
"Ah.. Se melhorar, estraga".
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.
Ele era um motivador nato.
Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei: "Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo".
"Como faz isso" ?
Ele me respondeu: "A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo":
"Luis, você tem duas escolhas hoje:
Pode ficar de bom humor ou de mau humor.
Eu escolho ficar de bom humor".
Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo.
Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
Certo, mas não é fácil - argumentei.
É fácil sim, disse-me Luis.
A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha.
Você escolhe como reagir às situações.
Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver sua vida.
Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Luis um dia cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã. Foi rendido por assaltantes.
Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.
Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital..
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo. Encontrei Luis mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu: "Se melhorar, estraga".
Contou-me o que havia acontecido perguntando:
"Quer ver minhas cicatrizes"?
Recusei ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto. A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás, respondeu.
Então, deitado no chão, ensangüentado, lembrei que tinha duas escolhas: "Poderia viver ou morrer".
"Escolhi viver"!
Você não estava com medo? Perguntei. "Os para-médicos foram ótimos".
Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom".
"Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado". Em seus lábios eu lia: "Esse aí já era".
Decidi então que tinha que fazer algo.
O que fez ? Perguntei.
Bem.. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas.
Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa.
Eu respondi: "sim".
Todos pararam para ouvir a minha resposta.
Tomei fôlego e gritei; "Sou alérgico a balas"!
Entre risadas lhes disse: "Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto".
Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos... mas sua atitude é que os fez agir dessa maneira. E com isso, aprendi que todos os dias, não importa como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente. Afinal de contas,
"ATITUDE É TUDO".

terça-feira, 7 de dezembro de 2010