domingo, 29 de novembro de 2009

Biologia – O corpo humano?

Em nossa constante busca por dados sobre as coisas mais interessantes, nós montamos esta lista de incríveis fatos sobre o corpo humano. Estes são os 15 fatos mais incríveis sobre nossos corpos que esperamos serem novidades para a maioria de nossos leitores.

15

Os ácidos digestivos do estômago possuem potência suficiente para digerir zinco. Felizmente as células naquele órgão se renovam em velocidade suficiente para que o seu suco gástrico não possa digerir a si mesmo.

14

Os pulmões possuem 300 milhões de capilares, ou seja, minúsculos vasos sanguíneos. Se eles fossem ligados ponta a ponta poderiam percorrer a distância de 2.400 km.

13

Um homem libera em média 250 milhões de espermatozóides durante um único ato sexual, produzindo cerca de 525 bilhões destas células durante toda a sua vida. A mulher libera apenas cerca de 450 óvulos maduros durante toda a sua vida.

12

Os ossos humanos são tão fortes quanto o granito ao sustentar peso. Um bloco de ossos do tamanho de uma caixa de fósforos grande pode sustentar até nove toneladas, isso é quatro vezes a capacidade do concreto.

11

Cada unha do corpo leva seis meses para crescer da base até a ponta.

10

O maior órgão do corpo é a pele. Um homem adulto é coberto por cerca de 1,9m2 de pele. Cada um de nós perde cerca de 600 mil partículas de pele por hora. A pele morta é constantemente esfoliada do corpo somando cerca de 48kg ao longo de 70 anos. A pele morta também é a responsável pela maior parte do pó na sua casa.

9

Enquanto você dorme sua altura aumenta cerca de 8mm. Durante o dia cada um encolhe novamente para o tamanho normal. A causa são os discos de cartilagem em nossa coluna vertebral que se hidratam durante o sono, aumentando de volume, e são espremidas como esponjas durante o dia, por causa da força da gravidade.

8

Uma pessoa comum do ocidente ingere cerca de 50 toneladas de comida e bebe 50 mil litros de líquidos durante a sua vida.

7

Cada rim contém cerca de um milhão de filtros individuais. Eles filtram cerca de 1,3 litros de sangue por minuto e expelem até 1,4 litros de urina por dia.

6

Os músculos focais dos olhos se movem cerca de 100 mil vezes por dia. Para malhar as pernas da mesma maneira você teria que andar 80km.

5

Em apenas uma hora um corpo humano gera calor combinado suficiente para ferver 3,8 litros de água.

4

Uma única hemácia do seu sangue leva apenas um minuto para circular completamente o seu corpo.

3

O prepúcio (pele da ponta do pênis) removido de bebês circuncidados, quando colocado em cultura, leva apenas 21 dias para crescer pele suficiente para cobrir três quadras de basquete. Graças à ciência esta pele é usada para tratar pacientes de queimaduras entre outras enfermidades.

2

É comum ouvir a frase que afirma que “somos criaturas visuais”. Isso se dá pelo fato de que os olhos recebem cerca de 90% de toda a nossa informação.

1

O coração bombeia cerca de 5 litros de sangue por minuto, ou seja 7.200 litros por dia, mais de 2,5 milhões de litros a cada ano ou 184 milhões litros até os 70 anos de idade. Nada mal para uma bomba biológica de apenas 300 gramas!

Itens que matam a produtividade diária


Com certeza você já se deparou com inúmeras atividades para um único dia, pouco tempo para fazê-las e no final das contas muito estresse, não é mesmo? Às vezes temos um planejamento semanal e notamos que as coisas no decorrer dos dias não estão andando conforme deveriam e um dos motivos disso acontecer vem de situações circunstanciais ou urgentes que aparecem e que acabam atrapalhando a nossa produtividade. Reuniões, vários e-mails na caixa de entrada para responder, acúmulo de tarefas, cansaço. São vários os motivos que podem fazer com que o nosso tempo literalmente voe.

Abaixo seguem 10 itens que matam a produtividade diária. Confira e veja se você se identifica com algum:

1. E-mail – Ficar com o e-mail aberto faz o nível de interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. Recomendo definir períodos para lidar com as suas mensagens sendo que no resto do tempo a caixa de entrada deve ficar fechada.

2. Não ter clareza sobre o que fazer – O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito hoje? Se não souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas circunstanciais.

3. Estou em Reunião – Uma pesquisa feita pela Triad Consulting, empresa criada por Christian Barbosa, demonstra que 1/3 das reuniões podem ser canceladas. Então: dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objetivo, defina pontos de discussão e faça durar no máximo 2 horas.

4. Redes Sociais – Você usa twitter, facebook, orkut, etc? Controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes. Utilize eventuais intervalos no dia ou o horário de almoço para se atualizar.

5. Falta de energia – Você está cansado, sem pique e não consegue se concentrar? A falta de “energia” rouba muitas horas do dia e faz a pessoa “surfar” em atividades circunstanciais. Tenha hobbies, procure um médico, tome um multi-vitamínico, alimente-se em horários regulares, faça sexo (com freqüência).

6. Falta de foco – Começa uma atividade e em pouco tempo salta para outra tarefas? Se a atividade for grande, quebre em pequenas atividades, feche qualquer outro software que não esteja usando, coloque o celular no silencioso e, se funcionar para você, ouça música.

7. Navegador cheio de favoritos – Você abre seu browser para ir em um site, esbarra na lista de favoritos e começa a surfar por outros portais? Instale um novo navegador (sugiro o Safari) e não importe os seus favoritos. No novo browser, com a lista de favoritos zerada, você perde a tentação de ficar navegando à toa.

8. Messenger, Wave, GTalk, etc – A regra é simples: está ocupado? Fique com status invisível ou offline. Está tranquilo? Fique ausente ou ocupado. Está com tempo para conversar? Fique disponível.

9. Interrupções – Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os emails, concede informações e delega atividades.

10. Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores – Que tal falar NÃO de forma concreta (baseado em planejamento X disponibilidade)? Se muitas tarefas imprevistas surgem na sua rotina, é possível que o nível de planejamento não esteja adequado. Repare em quais dias da semana você tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.

Perde muito tempo e produtividade? Se sim não deixe de pensar sobre cada ponto levantado nos itens acima e comece a planejar melhor o seu dia e a prestar mais atenção em cada detalhe. Muitas vezes não damos muita importâncias para essas coisas e nem notamos os reais motivos da nossa falta de produtividade e do nosso estresse. Culpamos o trabalho, o tempo, o chefe ou qualquer outra pessoa. Atribuímos culpas em vez de assumirmos a responsabilidade pela nossa perda de produtividade. Acho que esse é o primeiro passo para fazer o nosso tempo render mais. No mais, é identificar qual é a causa da perda de tempo diária e tentar eliminá-las sempre. Não deixe de nos contar suas experiências sobre este assunto. Troca de informações só tem a agregar a todos.

ENERGIA MAIS BARATA ....


A partir de segunda, tarifa de energia ficará 19,97% menor em Rondônia

Mais de 90% dos clientes da Ceron serão beneficiados por essa tarifa.

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publicou no Diário Oficial da União de sexta-feira, 27 de novembro, a homologação da revisão tarifária periódica das Centrais Elétricas de Rondônia S/A – Ceron.

Segundo o documento publicado pela agência reguladora, a partir de 30 de novembro, segunda-feira, a tarifa de energia elétrica de baixa tensão (residencial, por exemplo) ficará 19,97% menor (mais de 90% dos clientes da Ceron serão beneficiados por essa tarifa), enquanto o reajuste para a classe industrial (alta tensão) será de 7,69% negativo.

Leia o restante da matéria clicando aqui ou vá direto ao site

http://www.tudorondonia.com/ler.php?id=13641

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

FEIRA DO CONHECIMENTO





  • HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COM ENFASE NA

GEOMETRIA;

* VANGUARDAS EUROPÉIAS (EM)

  • LING. PORTUGUESA. HISTÓRIA EM QUADRINHOS ( ENS. FUND )
  • FÍSICA – DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA AOS DIAS ATUAIS.
  • BIOLOGIA - O PAPEL DA TECNOLOGIA E DA CIÊNCIA PARA FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS CRÍTICOS.
  • SOCIOLOGIA - QUESTÃO INDIGINA.
  • HISTÓRIA - REMANESCENTE QUILOMBOLAS EM RONDÔNIA E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA.
  • INCLUSÃO SOCIAL.
  • ARTES - EXPOSIÇÃO DE PINTURA EM TELA.
  • LING. PORTUGUESA.- EVOLUÇÃO DA MODA.
  • BIOLOGIA - HISTÓRIA DO SEXO.
  • FUTEBOL E JUDÔ ANTIGO E ATUALIDADE.
  • EMC- ENSINO MÉDIO DO CAMPO EM CACOAL.
  • DIVERSIDADE ÈTNICO RACIAL: NEGROS E ÍNDIOS (SÉRIES INICIAIS)
  • ARTESANATOS E EXPOSIÇÃO DE QUADROS (MÚSICA AO VIVO)


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?

" Onde vamos parar? Vejam só o que alguns dos vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como o tema: 'A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?'


'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. [Ai!]

'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação,informação e deformação'.[fantástica!]

'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...' [uau! sabe que eu nunca tinha pensado nisso?] .

'A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida (!) como também as vista' [que profundidade! que domínio do português!].

'A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' [um conto de fábulas... não é fabuloso?].

'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro' [essa merece um prêmio: um sanduíche de capim!]

'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral' [é praticamente uma tortura medieval!]

'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção' [pois é... pois é... A TV nos leva a tantos lugares, por que não ser um meio de comunicação?]

'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' [essa me deu até falta de ar...]

'...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens'[meio de transporte coletivo! Praticamente um ônibus!]

'A TV ezerce (Puxa!!!) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias' [rá! rá! rá! esse é um humorista!]

'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso' [o cérebro desse aí se diluiu e se esvaiu pelo ralo... ]

'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas' [isso aí é muita gente,hein?]

'A TV acomoda aos teles inspectadores' [socorro!!!]

'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas' [pois é... a grande falha dela é ser tão pacífica...]

'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar' [no meu jogo de facas Ginzu não tem essa aí!!!!] "

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

sábado, 7 de novembro de 2009

Lição - O porteiro do Puteiro

O TEMA PARECE PROFANO MAS VALE A PENA LER, É UMA LIÇÃO DE VIDA.
PERFEITO!!!
O porteiro do Puteiro (fato real...Assim disseram [?])


Não havia no povoado pior ofício do que 'porteiro do puteiro'.
Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem?
O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício.
Um dia, entrou como gerente do puteiro um jovem cheio de
idéias, criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o e
stabelecimento.
Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções..
Ao porteiro disse:
- A partir de hoje, o Senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços.
- Eu adoraria fazer isso, Senhor - balbuciou - mas eu não sei ler nem escrever!
- Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhando aqui.
- Mas Senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida inteira, não sei fazer outra coisa. - Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo Senhor.
Vamos Dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo que fazer.
Eu sinto muito e que tenha sorte.
Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer?
Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho.
Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego.
Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado.
Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa.
Como o povoado não tinha Casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra.
E assim o fez.
No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta:
- Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar.
- Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar ... já que..
- Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo.
- Se é assim, está bom.
Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse:
- Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim?
- Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a Casa de ferragens mais próxima está a dois dias mula de viagem.
- Façamos um trato - disse o vizinho.
Eu pagarei os dias de Ida e volta mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho no momento. Que lhe parece?
Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias... aceitou.
Voltou a montar na sua mula e viajou.
No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua Casa.
- Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo.
Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lhe seus dias de viagem, mais um pequeno lucro para que você as compre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazer compras.
Que lhe parece?
O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda,
Um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi embora. E nosso amigo guardou as palavras que escutara: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'.
Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajasse para trazer as ferramentas.
Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro trazendo mais ferramentas do que as que havia vendido.
De fato, poderia economizar algum tempo em viagens.
A notícia começou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viajem, faziam encomendas.
Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes.
Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois, comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira loja de ferragens do povoado.
Todos estavam contentes e compravam dele.
Já não viajava, os fabricantes lhe enviavam seus pedidos.
Ele era um bom cliente.
Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, do que gastar dias em viagens.
Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos.
E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc.
..
.
E após foram os pregos e os parafusos...
Em poucos anos, nosso amigo se transformou, com seu trabalho, em um Rico e próspero fabricante de ferramentas.
Um dia decidiu doar uma escola ao povoado.
Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum ofício.
No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e lhe disse: - É com Grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do Livro de atas desta nova escola.
- A honra seria minha - disse o homem.
Seria a coisa que mais me daria prazer, assinar o Livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou analfabeto.
- O Senhor?!?! - disse o prefeito sem acreditar.
O Senhor construiu um império industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado.
Eu pergunto:
- O que teria sido do Senhor se soubesse ler e escrever?
- Isso eu posso responder - disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever... ainda seria o PORTEIRO DO PUTEIRO!!!

Geralmente as mudanças são vistas como adversidades.

As adversidades podem ser bênçãos.

As crises estão cheias de oportunidades.



Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.

Lembre-se da sabedoria da água:

'A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna'.

Que a sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada uma delas.

Quando você quiser saber o seu valor, procure pessoas capazes de entender seus medos e fracassos e, acima de tudo, reconhecer suas virtudes.